Hoje vamos descobrir quem pode entrar nos Estados Unidos.
Durante o pico da pandemia da Covid-19, muitas viagens foram canceladas ou adiadas e países colocaram imposições para a entrada de estrangeiros.
Os Estados Unidos são exemplo disso. O país impôs muitas restrições para a entrada de visitantes e até mesmo moradores que estavam fora.
Hoje, com a situação mais controlada, já é possível entrar no país com mais tranquilidade.
Se você quer saber quem pode entrar nos EUA, continue lendo!
Brasileiros podem viajar para os EUA?
Sim, os cidadãos brasileiros podem viajar para os Estados Unidos, desde que atendam aos requisitos estabelecidos para o visto de turismo, estudante ou visto de trabalho e tenham toda a documentação para tirar visto americano em dia.
Requisitos para entrar nos EUA
Os requisitos para entrar nos Estados Unidos dependem do motivo da viagem.
Se você estiver viajando para visitar ou passar a temporada, precisará de um visto de turista. Se você estiver viajando como estudante, precisará de um visto de estudante. Se você estiver viajando a negócios ou para trabalhar, precisará de um visto de não-imigrante.
Além disso, todos os viajantes precisam ter um passaporte válido e um comprovante de vacinação contra Covid-19 com duas doses ou dose única.
Esquema vacinal completo para viajar
Mesmo que os testes de Covid não sejam mais obrigatórios, é preciso estar com esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias.
São considerados totalmente vacinados se tiverem tomado, a pelo menos 14 dias antes do embarque, a vacina de dose única ou a segunda dose de uma série de vacinas de 2 doses.
Antes do embarque, é necessário apresentar um documento que confirme a vacinação completa. Para isso, você pode emitir um Certificado Nacional de Vacinação através do ConecteSus.
Seguro viagem para os EUA é obrigatório?
O seguro não é obrigatório, mas é altamente recomendável.
A grande maioria das companhias aéreas e dos governos exigem um seguro viagem para entrar em alguns países, incluindo os Estados Unidos.
Principalmente porque a saúde nos Estados Unidos pode ser muito cara, e um seguro viagem pode ajudar a cobrir os custos de qualquer tratamento médico que você precise durante a sua viagem.
Visto aprovado e dentro da validade
É importante lembrar que o visto americano precisa estar aprovado e dentro da validade para entrar nos Estados Unidos.
O visto de turista pode ser obtido através de uma aplicação on-line, ou através de um dos consulados dos Estados Unidos no Brasil. Além disso, é importante lembrar que os viajantes brasileiros devem ter um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada nos Estados Unidos.
A validade do visto americano vai depender de cada caso, cabe ao agente consular decidir o tempo de validade que o documento vai ter. No entanto, na maioria dos casos, a validade do visto americano é de 10 anos — tempo máximo permitido.
Se você quer saber mais sobre como tirar o visto americano, pode acessar o artigo completo sobre o assunto em nosso blog.
Quem não pode entrar nos Estados Unidos
Entre as causas mais conhecidas estão as atividades criminosas ou terroristas, abuso de drogas, problemas médicos infecciosos, mas não se restringe apenas a isso.
Os motivos mais comuns são:
- Doenças transmissíveis, como a tuberculose;
- Um distúrbio físico ou mental de importância para a saúde pública;
- Prostituição;
- Não ter todas as vacinas recomendadas pelo governo dos EUA;
- Violações das leis de imigração dos EUA;
- Abuso de drogas ou dependência;
- Ficha criminal ligada a tráfico de drogas;
- Intenções ou história de cometer espionagem ou terrorismo;
- Participação em perseguição nazista ou genocídio, tortura ou execuções extrajudiciais;
- Probabilidade de se tornar dependente de assistência pública.
Posso solicitar renúncia?
Se você tem antecedentes criminais, ainda é possível visitar os Estados Unidos. Alguns podem se qualificar para uma renúncia de inelegibilidade.
Se você se qualificar para essa renúncia, uma condição que de outra forma rejeitaria seu visto americano será dispensada, permitindo que você avance com sua inscrição.
Mais uma vez, o funcionário consular e da embaixada tem o poder exclusivo sobre o seu pedido de visto.
Nos seguintes casos, é possível solicitar renúncia:
- Doenças transmissíveis, como a tuberculose;
- Um distúrbio físico ou mental de importância para a saúde pública;
- Convicção de crime envolvendo indignidade moral;
- Prostituição;
- Falha em receber todas as vacinas recomendadas pelo governo dos EUA;
- Violações das leis de imigração dos EUA.
Como funciona uma renúncia de inelegibilidade?
A Lei de Imigração e Nacionalidade fornece razões específicas para que os pedidos de visto sejam negados.
Esse mesmo ato, entretanto, também descreve as isenções de inelegibilidade, que permitem que os indivíduos “renunciem” a certos itens que, de outra forma, os tornariam inelegíveis para entrada nos Estados Unidos.
Alguém com antecedentes criminais, por exemplo, pode obter uma renúncia de inelegibilidade. Com essa renúncia, você pode conseguir um visto para entrar nos Estados Unidos, apesar de normalmente não conseguir obter um.
Se o seu pedido de visto for negado, você poderá receber uma explicação de como obter uma renúncia de inelegibilidade.
O funcionário consular que conduz sua entrevista na embaixada, por exemplo, pode dar instruções sobre como solicitar a dispensa.
Cabe ao Departamento de Segurança Interna decidir se aprova ou não uma renúncia para cada requerente de visto em particular.
Em geral, você pode se qualificar para uma isenção de inelegibilidade se atender às seguintes condições:
- Você tem inelegibilidade pela qual existe uma renúncia
- Você tem apenas um problema – uma inelegibilidade – impedindo você de se qualificar para um visto nos EUA
- Você tem uma recomendação do funcionário consular aprovando a solicitação de isenção
Geralmente, o funcionário consular que realiza sua entrevista lhe dirá se deve ou não solicitar uma renúncia de inelegibilidade.
Normalmente, essa renúncia é concedida àqueles que são inadmissíveis para um único item.
Você seria de outra forma admissível aos Estados Unidos, mas para este item. Nesta situação, o funcionário consular pode recomendar uma renúncia de inelegibilidade.
Requisitos para voltar ao Brasil depois da viagem aos EUA
Viajantes internacionais com esquema de vacinação completo não precisam apresentar resultado negativo de teste para Covid-19 para retornar ao Brasil.
Viajantes não vacinados que chegarem no país por via aérea, devem apresentar resultado negativo de teste para Covid-19 (RT-PCR ou antígeno) realizado um dia antes do momento do embarque.
Crianças com menos de 12 anos que estejam viajando acompanhadas, estão isentas de apresentar testes desde que os acompanhantes apresentem comprovante de vacinação ou resultados negativos.
Crianças menores de 2 anos estão isentas dos testes.
Brasileiros e estrangeiros residentes não precisam apresentar comprovante de vacinação ao entrar no Brasil por via terrestre. A apresentação do comprovante só é obrigatória para estrangeiros não residentes.
Relação dos Estados Unidos com a Covid em 2023
A relação dos turistas nos Estados Unidos com a Covid em 2023 depende de vários fatores, como a taxa de vacinação e o nível de controle dos surtos.
No entanto, as autoridades dos EUA estão prevendo uma recuperação no setor de turismo a partir de 2023. Isso significa que os Estados Unidos esperam ver um aumento na quantidade de turistas que visitam o país.
Isso também significa que as medidas de segurança relacionadas à Covid devem ser mantidas. Portanto, é provável que as medidas de segurança e as restrições relacionadas à Covid ainda sejam necessárias em 2023, embora em menor escala do que no ano anterior.
Se persistirem dúvidas em relação aos procedimentos de visto para os Estados Unidos, uma solução confiável é buscar a consultoria especializada oferecida pela VisaExpress. Reconhecida como líder global nesse segmento, a VisaExpress destaca-se por sua expertise em vistos e imigração nos EUA.
A empresa se destaca ao proporcionar suporte eficiente, facilitando e agilizando o processo de solicitação de visto. Para obter informações detalhadas e esclarecer dúvidas, consulte o site da VisaExpress, onde é possível encontrar recursos informativos e iniciar o processo com confiança.