Neste artigo vamos descobrir como conseguir o visto de trabalho dos EUA.
Muitas pessoas tem o sonho de trabalhar fora do Brasil, principalmente nos EUA, por conta das oportunidades.
Além, é claro, da possibilidade de ganhar em dólar e juntar dinheiro para futuramente investir em algo no Brasil.
Para ir aos EUA a trabalho, é preciso tirar um visto de trabalhador.
Como existem diversas categorias de visto, é importante saber qual se encaixa nas suas necessidades.
Para saber mais sobre o visto de trabalhador, continue lendo!
Como ir para os Estados Unidos legalmente para trabalhar?
Para trabalhar legalmente nos Estados Unidos, é preciso um visto de trabalho válido.
Existem vários vistos deste tipo, entre eles o H-1B para trabalhadores qualificados em empregos especializados e o visto L-1 para trabalhadores transferidos dentro de uma empresa multinacional.
Além disso, você também pode obter um visto americano de trabalho temporário para trabalhar em empregos sazonais ou de curto prazo.
Para obter qualquer um destes vistos, você deve preencher o formulário apropriado e enviar uma cópia dos documentos necessários, como seu passaporte, carta de emprego e documentos de qualificação profissional.
Você também pode precisar participar de uma entrevista com o consulado ou embaixada dos Estados Unidos.
Como conseguir o visto de trabalho nos EUA?
O processo para obter um visto de trabalho nos Estados Unidos depende do tipo de trabalho que você deseja realizar e do país de origem.
A maioria dos vistos de trabalho exige que você possua um empregador nos Estados Unidos que esteja disposto a oferecer-lhe um emprego.
Você também deverá preencher o formulário DS-160, passar por uma entrevista consular, apresentar documentos de identificação e provar que tem a capacidade de financiar sua viagem e permanência nos Estados Unidos.
Além disso, você pode ser solicitado a apresentar documentos que comprovem sua capacidade profissional e histórico de trabalho.
Quanto custa para tirar o visto de trabalho americano?
O custo para solicitar o visto de trabalho dos Estados Unidos pode variar de acordo com o tipo de visto que se está solicitando.
Normalmente inclui a taxa de solicitação, a taxa de processamento de aplicação e ainda outras taxas adicionais.
A taxa de solicitação pode variar de US$ 190 a US$ 460. Já a taxa de processamento de aplicação é de US$ 85.
Além disso, é possível que sejam aplicadas outras taxas, como taxas de registro de emprego, de verificação de antecedentes criminais e outras.
Passo-a-passo para a retirada do visto de trabalho americano
Ter um empregador americano responsável por sua contratação:
- O empregador deverá declarar que não há trabalhador americano compatível com a função e, por isso, a contratação estrangeira é necessária;
- O empregador precisa de um certificado emitido pelo Departamento do Trabalho americano confirmando que não há trabalhadores nascidos no país aptos ao desenvolvimento das tarefas;
- O empregador precisa realizar uma petição de trabalho através do Formulário I-129 que precisa ser aprovada pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
Comprovar formação:
- Comprovar formação universitária ou qualificações específicas e diferenciadas.
Preencher o formulários:
- Preencha o Formulário I-797 no site do consulado com informações atualizadas e consistentes, salvando cada etapa do pedido de visto para trabalhar nos EUA;
- Preencha o Formulário DS-160 de solicitação de visto de trabalho temporário americano;
- Forneça informações pessoais;
- Disponibilize as solicitações sobre o seu passaporte;
- Dê todas as especificações sobre a sua viagem;
- Coloque os nomes de seus familiares;
- Esclareça mais sobre o seu trabalho, carreira e renda;
- Pague as taxas dos formulários;
- Escolha o consulado onde será a sua entrevista e faça o agendamento.
Compareça à entrevista:
- O solicitante do visto de trabalho temporário americano deve levar o número do recibo impresso no formulário de petição I-129 aprovado, uma foto 5X5 cm, recibo do pagamento da taxa de processamento de visto e diversos documentos pessoais.
Pagar as taxas:
- O valor da taxa MRV do formulário DS-160 é de 160 dólares.
Formas de trabalhar legalmente nos EUA
As formas de trabalhar legalmente nos EUA são:
- Obter um visto de trabalho nos Estados Unidos;
- Obter um visto de residente permanente, o chamado Green Card;
- Obter um visto de estudante, negócios ou turismo nos Estados Unidos;
- Solicitar um visto de trabalho nos Estados Unidos através de um patrocinador;
- Se candidatar a trabalhar como trabalhador sazonal como é o caso do au pair;
- Por fim, trabalhar de forma ‘independente’.
Tipos de visto de trabalho para os Estados Unidos
Existem diferentes tipos de visto de trabalho para os EUA, separamos cada um deles para contar em detalhes as suas particularidades, veja abaixo!
Visto Americano Categoria H1-B
É solicitado por funcionários que pretendem viajar aos EUA numa função profissional pré-contratada. Para solicitar, o estrangeiro precisa ter no mínimo formação universitária (graduação) em um programa de quatro anos, ou certificação profissional com habilidades diferenciadas.
É de inteira responsabilidade do USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos) determinar se o emprego constitui de uma ocupação de especialista e se o estrangeiro está qualificado para executar tal função.
Antes de submeter a petição de trabalho (formulário I129-4) junto ao USCIS (Nos Estados Unidos), o empregador deve apresentar um pedido de condição de trabalho junto ao Departamento do Trabalho, relativo aos termos e condições contratuais.
Como consigo o visto H1-B?
Existem custos financeiros mais elevados do que outros tipos de vistos:
- A taxa de inscrição de $200;
- Os 500 dólares a pagar pela empresa ao apresentar o pedido aos serviços de imigração;
- A taxa opcional de aproximadamente $3.000 para a assistência de um advogado;
- A soma de 1000 dólares para um procedimento acelerado (2 semanas em vez de vários meses).
Ao contrário dos vistos convencionais, é a empresa que inicia o processo de obtenção deste visto:
- Obtenção de um Pedido de Condição Laboral do Departamento do Trabalho;
- Formulário Completo I-129 com o Serviço de Imigração dos EUA;
- Transmitir uma cópia do ou dos diplomas do trabalhador, qualquer autorização que permitam ao trabalhador exercer esta atividade, uma cópia da oferta de trabalho e provas que demonstrem as capacidades particulares do trabalhador;
- Se o pedido for aprovado, a empresa receberá o Formulário I-797 “Aviso de Aprovação” que o trabalhador terá de completar;
- Usando os formulários I-129 e I-797, a pessoa terá de marcar uma consulta na Embaixada ou Consulado dos EUA para uma entrevista a um com um representante dos EUA.
Após a sua entrevista na Embaixada dos EUA, se o seu pedido for aceite, a Embaixada ficará com o passaporte por alguns dias e enviá-lo-á, carimbado com o visto H1-B, diretamente para a sua casa.
O visto H1-B é válido por um período de 3 anos, renovável uma vez (por uma estadia de até 6 anos). Este visto permite-lhe submeter um pedido de Green Card com uma taxa de aceitação superior à de uma aplicação convencional.
Visto Americano Categoria H2-B
É solicitado por um empregado que irá realizar um trabalho de natureza temporária ou sazonal para o qual há escassez de mão-de-obra entre os cidadãos americanos e residentes legais.
Antes de submeter a petição (formulário 129H) junto ao USCIS (Nos Estados Unidos) o empregador é obrigado a obter junto ao Departamento do Trabalho um certificado confirmando que não há trabalhadores americanos qualificados tais funções nas quais se baseia a petição.
O visto H-2B é um visto temporário que permite que você permaneça nos Estados Unidos por no máximo um ano. Este visto é projetado especificamente para trabalhadores estrangeiros temporários nos Estados Unidos. Não foi projetado para atender às necessidades de emprego a longo prazo.
Normalmente, o seu formulário I-797 irá indicar a data em que você é obrigado a deixar os Estados Unidos. Isso pode ser em menos de um ano. Preste atenção a essa data. O visto H-2B não é concedido por mais de um ano.
É possível obter uma extensão com um visto H-2B. Você pode solicitar uma extensão duas vezes, até uma estadia máxima nos Estados Unidos de três anos. As extensões são concedidas por até um ano por vez.
Quando o seu visto H-2B encerrar, você deverá retornar ao seu país de origem. Você deve permanecer em seu país de origem por no mínimo três meses antes de solicitar um visto H-2B mais uma vez.
Como solicitar o visto H-2B como empregador
A fim de trazer um requerente do visto H-2B para os Estados Unidos, você precisará atender a certas qualificações como empregador. Essas qualificações incluem tudo listado abaixo.
Departamento de Certificação do Trabalho
Você é obrigado a obter certificação com o Departamento do Trabalho (DOL) e adquirir uma Certificação de Trabalho Temporário. Esta é uma certificação que prova que você está pagando um salário justo a um trabalhador estrangeiro e que você precisa do trabalhador para um trabalho temporário. Formulários incluem:
Formulário ETA-9155: Esta é a inscrição para o registro do programa de visto H-2B. Você deve enviá-lo não mais que 150 meses e não menos que 120 dias antes que o solicitante seja necessário.
Formulário ETA-9141: Este formulário garante que você está pagando ao trabalhador estrangeiro o mesmo salário que pagaria a um trabalhador americano nessa situação.
Formulário ETA-9142: Esta é a solicitação de certificação de emprego temporário. Você deve enviar o formulário no máximo 90 dias e no mínimo 75 dias antes que o trabalhador seja necessário no seu local de trabalho nos Estados Unidos.
Outros requerimentos
Os empregadores que trazem trabalhadores para os Estados Unidos ao abrigo do programa de vistos H-2B também precisam cumprir outros requisitos, incluindo:
Prova de emprego temporário: Você não pode trazer um requerente de visto H-2B para os Estados Unidos para um emprego de longo prazo. O trabalho deve ser temporário – digamos, um trabalho sazonal que experimenta uma onda de clientes todos os verões.
Necessidade sazonal: O trabalho pode ser sazonal por natureza. Isso não significa necessariamente que o requerente de visto H-2B tenha que trabalhar em um resort ou estância de esqui à beira do lago.
Isso pode significar que o requerente de visto H-2B está substituindo funcionários permanentes que estão de férias – digamos, se os funcionários frequentemente saem de férias de novembro a dezembro para as festas de final de ano.
Necessidade devido a picos: O trabalho pode se qualificar para o programa de visto H-2B se houver uma certa necessidade devido a um pico em uma época específica do ano.
O trabalho pode ser ocupado por trabalhadores permanentes dos EUA durante períodos de carga normal, mas os empregadores podem precisar contratar trabalhadores estrangeiros temporários durante as épocas de pico.
Evidência de Recrutamento para Funcionários Americanos: Para receber a certificação do Departamento do Trabalho, o empregador americano precisa demonstrar que anunciou a posição para os trabalhadores nos Estados Unidos.
Pode ser necessário mostrar prova de que você publicou um anúncio de jornal, televisão ou rádio, por exemplo. Você precisa anunciar a posição do trabalho para os funcionários americanos até 21 dias antes que seu trabalhador de visto H-2B estrangeiro chegue ao país.
Depois de enviar toda esta documentação para o Departamento de Trabalho, você deve receber uma Certificação de Trabalho Temporário que lhe permite trazer um trabalhador estrangeiro para os EUA sob o programa de visto H-2B.
Petição ao USCIS
Os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) lida com petições de empregadores americanos para trazer trabalhadores temporários para os Estados Unidos.
Você precisa fazer uma petição ao USCIS usando o formulário I-129. Esta petição deve ser enviada não mais que 6 meses e não menos que 45 dias antes que o empregador precise de funcionários.
Se a sua petição do USCIS for bem sucedida, você receberá o formulário I-797. Este formulário é necessário para o requerente do visto H-2B concluir o processo de candidatura.
Como solicitar o visto H-2B como empregado
Candidatar-se a um visto H-2B como empregado é simples. O processo será familiar para qualquer pessoa que solicitou um visto temporário de não-imigrante para os Estados Unidos. Aqui está o processo:
Passo 1) Preencher o Formulário DS-160: Formulário DS-160 é o formulário padrão de visto para não imigrantes nos Estados Unidos. O formulário é acessível através do site da embaixada dos EUA local.
Etapa 2) Agende sua entrevista: Depois de preencher o formulário DS-160, você precisará agendar uma entrevista para obtenção de visto em sua embaixada ou consulado dos EUA.
Passo 3) Reunir Documentos: Antes de sua entrevista, você precisará reunir documentos específicos para garantir que sua entrevista corra bem. Você precisará de um passaporte válido, por exemplo, e uma foto que atenda aos requisitos de foto do visto.
Você também precisará de uma cópia de sua oferta de emprego do empregador dos EUA, detalhes do trabalho e cópias dos formulários I-797 e I-129 do USCIS (que deveriam ter sido enviados ao seu empregador).
Etapa 4) Participe da sua entrevista: Suas impressões digitais podem ser tiradas antes da entrevista. Então, sua entrevista começará. O entrevistador verificará se as informações da sua inscrição estão corretas.
O entrevistador também quer garantir que você pretende voltar para casa depois que seu visto expirar. Se a entrevista for bem sucedida, você receberá seu visto H-2B. Você pode chegar aos Estados Unidos na data em que seu visto está programado para começar.
Visto Americano Categoria H2-A
É o visto popular para certos trabalhadores agrícolas. Se você deseja trabalhar temporariamente nos Estados Unidos em uma posição agrícola, então você pode se qualificar para um visto H-2A.
Para se qualificar para um visto H-2A, seu trabalho precisa atender a certos requisitos, incluindo:
- Sazonal: Uma posição “sazonal” significa que o trabalho está dentro de um período de tempo ou evento específico;
- Temporário: Uma posição “temporária” significa que o trabalho não leva mais de um ano para ser concluído.
O visto H-2A é válido por no máximo um ano. No entanto, o funcionário pode estender o visto em determinadas situações – digamos, se o projeto não foi concluído.
Se você receber uma extensão de visto, então o seu visto será prorrogado por um ano. Você pode solicitar uma extensão mais uma vez. A permanência máxima nos Estados Unidos sob o visto H-2A é de três anos. Quando esse período de três anos estiver concluído, você precisará retornar ao seu país de origem e permanecer lá por pelo menos três meses.
Como solicitar um visto H-2A como empregador
O processo de pedido de visto H-2A começa com o empregador. Um empregador que queira contratar trabalhadores estrangeiros para posições temporárias comuns ou na agricultura precisará preencher os seguintes requisitos:
Certificação do Departamento do Trabalho
Os empregadores que pretendem contratar trabalhadores estrangeiros ao abrigo do programa de vistos H-2A terão de receber a certificação do Departamento do Trabalho. Diferente de outros tipos de programas de vistos. Os empregadores precisam enviar os dois formulários a seguir:
- Formulário ETA-790: Ordem de Liquidação Agrícola e Alimentar. Este formulário deve ser submetido à Agência de Força de Trabalho do seu estado aproximadamente 60 a 75 dias antes de você precisar contratar trabalhadores estrangeiros;
- Formulário ETA-9142A: Certificação do Trabalho Estrangeiro. Depois de receber o Formulário ETA-790 e o Formulário ETA-9142A, você deve enviar os formulários para o Centro de Processamento Nacional de Chicago (NPC), aproximadamente 45 dias antes de precisar trazer os trabalhadores estrangeiros para os Estados Unidos.
Departamento de Requisitos do Trabalho
O Departamento do Trabalho precisa verificar se o seu solicitante de visto H-2A não está tirando empregos de trabalhadores americanos. Para verificar essa exigência, o Departamento do Trabalho irá verificar o seguinte:
Esforços de Recrutamento para os Trabalhadores Americanos: Antes de contratar trabalhadores com o visto H-2A, os empregadores precisam demonstrar que fizeram um esforço para contratar trabalhadores americanos.
Pode ser necessário fornecer provas de que você divulgou seu trabalho em jornais, na TV ou em outras mídias. Se você recebeu e rejeitou candidatos americanos, deve documentar as razões pelas quais negou os candidatos americanos.
Salários Justos: Você é obrigado a pagar salários justos aos trabalhadores estrangeiros. Um “salário justo” é definido como um salário semelhante ao que você teria pago a um trabalhador americano nessa mesma situação.
Pode ser necessário fornecer prova de que você está pagando o salário mínimo, a Taxa de Salário de Efeitos Adversos (AEWR), ou o salário prevalecente na sua região (o que for mais alto). O Departamento do Trabalho pode ter diretrizes sobre qual salário você deve pagar aos seus funcionários.
Habitação: Certos empregadores de visto H-2A são obrigados a fornecer alojamento aos requerentes. Você pode ser obrigado a fornecer moradia se o local de trabalho estiver longe de uma área de residência – digamos, longe demais para um retorno razoável após um dia de trabalho.
O Departamento do Trabalho pode inspecionar a habitação para verificar se está de acordo com os padrões da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) .
Transporte: Os empregadores também precisam fornecer transporte para os solicitantes de visto H-2A em determinadas situações. Se 50% do contrato for concluído, por exemplo, o empregador precisará reembolsar todas as despesas de transporte incorridas pelo solicitante.
Se o empregador estiver fornecendo alojamento para os funcionários, ele também precisará fornecer transporte do local de trabalho para o alojamento. Se o funcionário retornar ao local de recrutamento no final do contrato, o empregador deverá pagar pelos custos de transporte para retornar ao local de trabalho.
O Departamento de Trabalho emitirá uma Certificação de Trabalho Temporário depois de verificar se você tem condições de trabalho e salários adequados para seus trabalhadores estrangeiros. Depois de obter a Certificação de Trabalho Temporário, você pode prosseguir com a petição ao USCIS.
Petição ao USCIS
O próximo passo no processo de visto H-2A é fazer uma petição aos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) preenchendo o Formulário I-129. Este formulário vem com uma taxa de $ 460.
Você precisará enviar este formulário para cada funcionário que você planeja contratar. Se o USCIS aprovar seu Formulário I-129, você receberá o Formulário I-797, e o funcionário poderá iniciar o processo de solicitação do visto H-2A.
Como solicitar um visto H-2A como empregado
A solicitação de um visto H-2A é direta. O processo é semelhante a qualquer visto de trabalho não imigrante para os Estados Unidos. Você precisará percorrer as etapas a seguir para concluir o processo de inscrição:
Passo 1) Preencher o Formulário DS-160: Este é o formulário padrão de solicitação de visto para não-imigrantes que permite que você entre temporariamente nos Estados Unidos para negócios ou lazer. Você pode encontrar o formulário on-line no site da sua embaixada.
Etapa 2) Agende uma entrevista: Você deve completar uma entrevista em sua embaixada ou consulado local dos EUA para se qualificar para um visto H-2A. Depois de enviar o formulário DS-160, você pode agendar sua entrevista.
Passo 3) Prepare seus documentos: Você precisará preparar alguns documentos antes de sua entrevista, incluindo um passaporte válido, os formulários I-129 e I-797, o recibo do formulário DS-160 e uma foto atendendo aos requisitos de foto do visto.
Você também pode ser obrigado a fornecer prova de que pretende retornar ao seu país de origem após a conclusão do seu contrato de trabalho (por exemplo, prova de que possui propriedade em casa ou prova de que tem familiares em casa).
Passo 4) Participar da entrevista: Visite a embaixada ou consulado dos EUA para concluir a entrevista. Suas impressões digitais podem ser tiradas antes da entrevista.
O objetivo principal da entrevista do visto H-2A é verificar todas as informações que você forneceu em sua inscrição. O entrevistador também quer verificar se você pretende retornar ao seu país de origem após a conclusão do seu contrato de trabalho.
Visto Americano Categoria H-3
É o visto solicitado para o estagiário que viajará aos Estados Unidos para receber treinamento de seu empregador em qualquer área que não seja a de graduação ou treinamento acadêmico.
O treinamento não pode ser utilizado para prover emprego produtivo e não pode estar disponível no país de origem do solicitante.
O empregador deverá submeter uma petição (formulário I-129), junto ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos) para obter aprovação para o treinamento.
O processo de pedido de visto H-3 começa com o empregador ou a organização americana enviando o formulário I-129, Petição Para Trabalhador Não-imigrante. A petição deve incluir todas as informações mencionadas acima, incluindo uma descrição do programa de treinamento, uma explicação da metodologia do programa de treinamento e uma descrição de como o candidato a visto H-3 se beneficiará do programa. O formulário I-129 custa $ 460 para enviar.
Depois que o formulário I-129 for preenchido e enviado ao USCIS para uma petição, o USCIS aprovará ou negará o formulário. Se o formulário for aprovado, o solicitante de visto H-3 poderá prosseguir com o pedido.
Etapa 1) Preencha o formulário DS-160: Este é o formulário padrão de pedido de visto para não-imigrantes. Você pode encontrá-lo no site da embaixada dos EUA local. Preencha o formulário para passar para a próxima etapa.
Etapa 2) Agende uma entrevista: Você precisa concluir uma entrevista pessoal em uma embaixada ou consulado local dos EUA para receber seu visto H-3. Você pode agendar a entrevista após preencher o formulário DS-160.
Etapa 3) Reúna os Documentos Necessários: Você pode ser obrigado a enviar ou apresentar documentos explicando a natureza do seu programa de treinamento, incluindo documentos explicando os requisitos mencionados acima. Você também deve ter o formulário I-129 e o formulário I-797, um passaporte válido e uma foto cumprindo os requisitos de foto de visto.
Passo 4) Participar da entrevista: Sua entrevista será conduzida por um funcionário consular. O objetivo da entrevista é garantir que o seu programa de treinamento do visto H-3 seja válido e benéfico. O oficial também quer ter certeza de que você pretende voltar para casa após a conclusão do seu programa.
O visto H-3 permite que você permaneça nos Estados Unidos durante todo o período do seu programa de treinamento. Normalmente, o seu visto irá indicar as datas exatas em que o seu visto é aplicável.
Muitos vistos H-3 são válidos por dois anos. Depois de dois anos, você deve retornar ao seu país de origem.
Se você estiver visitando os Estados Unidos com um visto H-3 para participar de um programa de treinamento de educação especial, seu visto será concedido por um período máximo de 18 meses.
Ao contrário de muitos outros vistos de trabalho e vistos H, o visto H-3 não pode ser estendido. É válido até a data de expiração, quando você deve deixar os Estados Unidos e retornar ao seu país de origem.
Qual a importância do visto de trabalhador nos Estados Unidos?
O visto de trabalhador dos Estados Unidos é extremamente importante para quem deseja trabalhar legalmente no país.
Ele permite que a pessoa possa ficar nos Estados Unidos por um período de tempo específico para desempenhar suas funções profissionais.
Sem o visto, o trabalhador pode ser deportado ou enfrentar outros problemas legais.
Para conseguir o visto de trabalhador, o interessado deve primeiro obter uma oferta de emprego de um americano.
O empregador deverá então iniciar o processo de obtenção de um visto para o trabalhador e o processo deve ser feito através do Departamento de Estado dos Estados Unidos e pode levar algum tempo.
O visto também pode ser obtido diretamente pelo trabalhador, desde que ele atenda aos requisitos de elegibilidade.
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