Neste artigo vamos falar sobre o visto O1 para os EUA.
Se você possui alguma habilidade extraordinária no nível artístico ou científico e sonha em trabalhar nos Estados Unidos, pode solicitar o visto O1.
Como existem diversas categorias de vistos para os EUA, é possível que algumas dúvidas apareçam.
Aqui vamos contar tudo sobre o visto O1, continue lendo.
O que é o visto O1?
O visto O1 é um visto americano de trabalho temporário de não-imigrante que é concedido a um estrangeiro que possui talentos extraordinários em algum campo artístico ou científico.
Esta categoria de visto é destinada a atores, artistas, atletas, cientistas, negociadores, empreendedores, jornalistas e outras pessoas com habilidades especiais, que tenham obtido reconhecimento significativo em seu campo.
Este visto é concedido por um período de três anos e é renovável.
Como funciona o visto O1?
O visto O1 é um visto concedido pela lei de imigração dos Estados Unidos para aqueles que demonstram ter um nível excepcional de habilidade em uma área específica.
O visto é concedido a atores, artistas, atletas, cientistas, negociadores, empreendedores, jornalistas e outras pessoas com habilidades especiais.
Para solicitar o visto O1, o candidato deve provar que possui habilidades únicas e notáveis em sua área de atuação.
Isso geralmente significa ter reconhecimento internacional por realizações excepcionais, tais como prêmios, publicação de artigos, ou sucesso em competições de alto nível.
Os candidatos também devem demonstrar que pretendem prestar serviços nos Estados Unidos para um empregador estrangeiro ou para si mesmos.
O visto O1 dura inicialmente por três anos e pode ser prorrogado a cada ano. No entanto, o visto não dá ao titular direito à residência permanente nos Estados Unidos.
Qual o tempo de permanência do visto O1?
O portador do visto O1 pode ficar nos Estados Unidos para a realização do trabalho para o qual foi contratado, contanto que não exceda três anos.
Caso seja necessária uma extensão do tempo de permanência, ela será dada – se aprovada pelas autoridades imigratórias – em períodos de até um ano, até que o trabalho seja concluído.
Quais os requisitos para O1-A?
Para obter a certificação O1-A, os candidatos devem satisfazer os seguintes requisitos:
- Ter habilidade extraordinária nas ciências, educação ou negócios;
- Ter reconhecimento nacional ou internacional significativo como profissional neste campo;
- Ter provas de que o candidato é reconhecido como líder ou especialista em seu campo;
- Ter provas de que o candidato contribuiu significativamente para o desenvolvimento e avanço do campo;
- Ter provas de que o candidato tem atividades de renome, honras e prêmios especiais que estão relacionados ao campo;
- Ter provas de que o candidato tem a intenção de permanecer nos Estados Unidos por um período limitado de tempo.
Quais os requisitos para O1-B?
Para obter a certificação O1-B, os candidatos devem satisfazer os seguintes requisitos:
- Indivíduos com uma habilidade extraordinária nas artes ou realizações extraordinárias na indústria cinematográfica ou televisiva;
- Demonstrar uma história de realização de destaque;
- Ter um plano de atividades que requeira uma presença contínua nos Estados Unidos;
- Estar sob o patrocínio de um empregador nos Estados Unidos;
- Ter a intenção de retornar a seu país de origem ao término da sua estadia nos Estados Unidos.
O que é o visto O2?
O visto O2 é um visto específico projetado para ajudar os portadores de visto O1 a realizarem seus trabalhos nos Estados Unidos.
O visto O2 destina-se ao pessoal e assistentes do titular do visto O1. Se você fornecer assistência valiosa ao titular do visto O1 sem o qual o titular do visto O1 não poderá realizar, então você pode se qualificar para o visto O2.
O que é o visto O3?
O visto O3 é um visto para familiares diretos de um residente permanente dos Estados Unidos, como cônjuges e filhos.
Pessoas com esse visto podem entrar nos Estados Unidos como dependentes dos residentes permanentes e permanecer lá indefinidamente, desde que mantenham o vínculo com o residente permanente.
O visto O3 tem o mesmo status de residência temporária que um visto O-1, mas é limitado a dependentes.
Quanto custa o visto O1?
O custo do visto O1 para a inscrição é de $ 190. Você deve pagar essa taxa para continuar com o seu pedido de visto. Além da taxa de inscrição, você também pode ter que pagar outras taxas, dependendo do seu país de residência.
Importância do visto O1
O Visto O1 é um visto de trabalho de alto nível para aqueles que possuem habilidades excepcionais nos campos artísticos, científicos ou educacionais.
Esse tipo de visto permite que os titulares trabalhem legalmente nos Estados Unidos e residam legalmente nos Estados Unidos durante o período de validade do visto.
Ter o visto O1 oferece aos titulares a oportunidade de desfrutar de todas as vantagens da imigração nos Estados Unidos, incluindo a possibilidade de trabalhar nos Estados Unidos.
Além disso, o visto O1 permite que os titulares vivam e trabalhem nos Estados Unidos por um período de tempo ilimitado, desde que cumpram os requisitos de renovação.
Como se candidatar ao visto O1?
Apenas um empregador ou agente dos Estados Unidos pode iniciar uma petição de O1.
Deve ser apresentada junto ao escritório do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos onde o beneficiário do visto irá trabalhar. A petição é feita por meio do formulário I-129.
O visto O1 dá direito ao Green Card?
Não. O O1 é um visto não-imigrante e, portanto, não garante o Green Card a seu portador.
Se persistirem dúvidas em relação aos procedimentos de visto para os Estados Unidos, uma solução confiável é buscar a consultoria especializada oferecida pela VisaExpress. Reconhecida como líder global nesse segmento, a VisaExpress destaca-se por sua expertise em vistos e imigração nos EUA.
A empresa se destaca ao proporcionar suporte eficiente, facilitando e agilizando o processo de solicitação de visto. Para obter informações detalhadas e esclarecer dúvidas, consulte o site da VisaExpress, onde é possível encontrar recursos informativos e iniciar o processo com confiança.