Hoje vamos falar sobre o visto B1 para os Estados Unidos.
Para entrar nos Estados Unidos, é necessário tirar um visto americano. Porém, existem diversas categorias e tipos de vistos, que mudam de acordo com o objetivo da viagem.
Entre eles, há o visto B1, que é para um grupo específico de pessoas. Se você quer saber mais sobre essa categoria, continue lendo.
O que é o visto B1 para os EUA?
O visto B1 é um visto de turismo para os que desejam ir aos EUA temporariamente comercialmente.
Pode ser para negócios, palestras, conferências ou encontros de âmbito profissional.
No que diz respeito ao visto B1, as rubricas de atividades que permite considerar fazer nos Estados Unidos podem ser enumeradas da seguinte forma:
- Fazer diferentes tipos de investimentos nos Estados Unidos;
- Celebrar negociações para um contrato profissional;
- Conheça os parceiros profissionais presentes nos Estados Unidos;
- Participe de conferências ou eventos profissionais.
Quem pode solicitar o visto B1?
Para conseguir o visto B1, os critérios não são tão rigorosos como para outros vistos.
Podem solicitar o B1 as pessoas que pretendem viajar para os EUA a fins comerciais, precisam comprovar que possuem fundos suficientes para bancar a estadia no local e que tenham a intenção de voltar ao Brasil quando o visto expirar.
Como solicitar o visto B1
O pedido do visto B1 é semelhante a vistos de outras categorias.
Você precisa preencher o formulário DS-160 solicitando esse tipo de visto, pagar uma taxa de U$ 160, agendar uma entrevista e preparar a solicitação reunindo todos os documentos necessários.
Documentação necessária para solicitar o visto B1
Os documentos necessários são:
- Passaporte
- Fotografia 5 x 5 cm atual
- Comprovantes financeiros
- Declaração de vínculos com o país de residência
O visto B1 é válido por quanto tempo?
A validade do visto é de seis meses, pois é o tempo que a embaixada entende como necessário para a realização dos negócios.
Permite-lhe viajar para os Estados Unidos quantas vezes for necessário para desenvolver as suas relações comerciais.
A maior parte do tempo o visto inicialmente obtido tem uma duração de seis meses, mas quando expirado, basta solicitar outro diretamente.
O número de vistos B1 não é limitado por pessoa, podendo renovar o visto americano várias vezes seguidas para continuar as suas relações comerciais em território norte-americano.
Renovação do visto B1
Após os seis meses, o viajante deve retornar ao Brasil. Se desejar renovar, pode preparar um ficheiro com o seu empregador comprovando que não foi capaz de cumprir todas as funções desejadas com o primeiro visto B1 concedido.
Também deve preparar cartas de atestado do seu empregador afirmando que a sua estadia nos Estados Unidos é essencial para o negócio da empresa.
Por último, também terá de provar novamente a sua estabilidade financeira e que dispõe de fundos suficientes para permanecer nos Estados Unidos.
Diferença entre o visto B1 e o visto B2
Como vimos anteriormente, o visto B1 é para o viajante que deseja ir aos EUA a negócios.
Já o visto B2 é um visto de turismo, destinado para quem deseja entrar nos Estados Unidos temporariamente, para férias, atividades de lazer ou visitas a parentes.
Quanto custa tirar o visto americano B1?
O valor do visto americano varia de acordo com a categoria, no caso do visto B1 é de U$ 160. É necessário pagar estas taxas administrativas para validar a sua candidatura.
Além das taxas diretamente associadas ao pedido, poderá ter de pagar outras taxas, como uma taxa de emissão de visto.
O valor da taxa de visto depende da relação do seu país de origem com os Estados Unidos. Depois de ter pago todas as taxas, guarde os recibos das despesas incorridas e anexe-os aos seus documentos.
Posso solicitar um Green Card tendo um visto B1?
Para obter o visto B1, é necessário provar que voltará ao seu país de origem após o prazo de validade. Isto significa que não pode viajar com o seu visto B1 e considerar ficar permanentemente nos EUA.
Como terá de provar a sua intenção de regressar ao seu país durante a sua entrevista, será muito difícil obter um Green Card dos EUA com um visto B1.
Para poder obter um cartão de residência permanente com visto B1, deve escolher:
- Ter família nos Estados Unidos e pedir para se juntar a eles;
- Case com um cidadão americano com um casamento válido e depois solicite residência permanente;
- Encontre um emprego nos Estados Unidos onde o empregador esteja disposto a patrocinar o seu visto, como o visto H-1B, e depois solicite um Green Card.
No entanto, uma vez que o visto B1 é um visto de turismo de negócios, se encontrar um emprego nos Estados Unidos, não poderá trabalhar para a empresa no seu país de origem.
Isto significa que terá de passar por procedimentos complicados para alterar o estado da sua estadia e provar que não pretendia encontrar um emprego nos Estados Unidos, mas que lhe foi oferecida uma oportunidade inesperada.
Posso trazer dependentes com um visto B1?
Infelizmente, uma vez que o visto B1 é um visto temporário individual, não existe visto previsto para os dependentes.
Isto significa que o seu cônjuge, filhos ou outros membros da família não podem se juntar a você nos Estados Unidos se você for o único com o visto B1. Para poderem aderir a si, devem solicitar o visto B-2 para estadias turísticas.
Com este visto de turista, poderão ficar com você por seis meses, e depois solicitar possíveis prorrogações até um ano, se necessário.
Quanto tempo demora a processar o visto B1?
Desde o aparecimento da crise de saúde em março de 2020, os prazos para a obtenção de vistos não são muito precisos, o processamento do seu visto pode demorar algumas semanas ou mesmo alguns meses.
O tempo de espera depende da carga de trabalho da Embaixada dos EUA. à qual está ligado, mas também de outros fatores a ter em conta.
Uma vez decorrido o tempo de processamento, receberá uma notificação indicando se obteve ou não o seu visto B1.
Quais são os limites do visto B1?
Algumas atividades não são permitidas para o titular de um visto B1 presente no território dos Estados Unidos, eis a lista das principais atividades não autorizadas:
- Torne-se um estudante a tempo inteiro ou a tempo parcial;
- Realizar um serviço e ser pago;
- Trabalhar na imprensa ou no jornalismo;
- Exercer qualquer forma de emprego;
- Engatar como tripulante num barco ou avião;
- Tente obter residência permanente nos Estados Unidos.
Se persistirem dúvidas em relação aos procedimentos de visto para os Estados Unidos, uma solução confiável é buscar a consultoria especializada oferecida pela VisaExpress. Reconhecida como líder global nesse segmento, a VisaExpress destaca-se por sua expertise em vistos e imigração nos EUA.
A empresa se destaca ao proporcionar suporte eficiente, facilitando e agilizando o processo de solicitação de visto. Para obter informações detalhadas e esclarecer dúvidas, consulte o site da VisaExpress, onde é possível encontrar recursos informativos e iniciar o processo com confiança.